segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Bolo dos bolos de chocolate


Não sei se é por estar a atravessar uma fase em que ando particularmente gulosa mas nunca um bolo de chocolate me soube tão bem. Provei-o há 2 dias e ainda ando com ele na cabeça…

Para o bolo:
200 grs de chocolate
150 grs de manteiga
125 grs de açúcar
4 ovos

Para o recheio:
200 grs de chocolate
300 grs de leite condensado
200 ml de natas
50 grs de amêndoa granulada torrada

O bolo em si é o mais fácil e rápido de todos os tempos. Derreti o chocolate juntamente com a manteiga enquanto batia os ovos (inteiros) com o açúcar na batedeira eléctrica. Misturei os dois preparados e levei ao forno.
Enquanto cozeu e arrefeceu, preparei o recheio levando a lume o chocolate, o leite condensado e as natas. Dividi em duas partes e a uma delas juntei a amêndoa.
Com a ajuda do utensílio para fazer bolinhas de batata, “escavei” umas bolinhas no bolo e reservei-as. Preenchi os buracos que daí resultaram com a parte do recheio com amêndoas. Dispus as bolinhas por cima dos buracos agora preenchidos e cobri tudo com o restante recheio.


O bolo foi servido com gelado de nata no fim de um óptimo jantar em casa de uns amigos.

22 comentários:

O Cravo da Índia disse...

O bolo dos bolos... Vou experimentar e depois conto.

SR disse...

Que aspecto brutal! Quero experimentar, mas não sei se me atrevo!

Laurinha disse...

Que inusitado! super interessante a idéia, adorei!
Beijinhos,

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha não é que eu agora também ando numa dos bolos de chocolate e esse está maravilhoso um beijoNatércia:))

Marizé disse...

Não leva farinha?

Como é que fica o bolo quando sai do forno? Têm que arrefecer para fixar?

Tanta pergunta, já se está mesmo a vêr que fiquei com as papilas gustativas a saltitar!

Beijocas

semente de sésamo disse...

Marizé, não leva farinha, o que faz com que fique bastante húmido por dentro, como eu gosto. Também por essa razão e para que se consigam fazer as bolinhas sem se desfazerem tem de se esperar que arrefeça!

Anónimo disse...

Decididamente diferente , e com cara de saboroso.gostei da ideia. bjs nanda vale

Nani disse...

Eu não gosto de chocolate, mas o bolo ficou lindo!
beijos

Anónimo disse...

Até me benzi!!!

As 300gr de leite condensado é uma lata ou mais?

Parabéns pelo bolo

semente de sésamo disse...

As 300 grs de leite condensado são um bocadinho menos do que uma lata. E, para quem goste de doces pouco doces como eu, pode até ser um bocadinho menos.

Leila disse...

Pirei total. que delicia que deve ser. beijinhos

Nysa disse...

acredito que seja o bolo dos bolos de chocolate :-) lindo! gostei da receita - está anotada. beijocas

risonha disse...

deve ser uma autêntica bomba de calorias, mas acho que ia ficar a matar na minha mesa da Páscoa...
vou tomar nota da receita.

turbolenta disse...

Bem!Parece-me ser uma maravilha. E a ideia de escavar o bolo e recheá-lo nesses buraquinhos, achei uma óptima ideia. Vou mesmo fazê-lo no fim de semana
bom resto de semana

Agdah disse...

Eu também vou experimentar.

Sentinela disse...

Bem, fiquei com água na boca só de olhar!

Filipa disse...

Que bolo lindo!!!
Fiquei aqui a babar-me toda em frente ao ecrã, que maravilha...

Beijinhos

Luciana Macêdo disse...

Sem comentários...bom demaiiiis.
Vou fazer também.
Bjs!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Adorei essa idéia de cavar o bolo, é bastante criativo.
Ficou uma tentação...
Bjs

Heidi disse...

Que maravilha este bolo, me deixou de água na boca!

Nós os cinco disse...

Fantastico!!
Isto é uma bomba..imagino o sabor
Tenho que fazer!
Boa semana
Adorei este blog! Parabens!

Anónimo disse...

quanto tempo fica no forno o bolo, e a que temperatura?