segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pastéis de nata de boas-vindas


O dia em que regressamos a casa depois de uma viagem é sempre especial. Mesmo quando a viagem durou 35 horas e o nosso corpo parece estar meio cá meio no país que deixámos.
Para aliviar o jet lag … nada melhor do que um mimo, como este.
200 grs de massa folhada
2 dl de leite
1 colher de café de de maizena
3 gemas
80 frs de açúcar
+/- 50 ml de natas frescas
1 casca de limão

Estende-se a massa folhada e quando tiver aproximadamente 1 cm de altura faz-se um rolinho com ela. Com a ajuda de uma faca cortam-se fatias de cerca de 2 cm de espessura. Dispõe-se cada uma delas numa forma individual e com o polegar trabalha-se a massa até a fazer subir às extremidades da forma.
Para o creme, começo por diluir a maizena no leite, frio, ao que adiciono a casca de limão.
Junto as gemas e o açúcar, depois as natas e por fim o leite. Vai ao lume por uns breves minutos até ganhar algum corpo.
Depois de arrefecer, o creme é vertido sobre as formas de massa folhada.
25/30 minutos são suficientes para cozer os pastéis.

17 comentários:

O Cravo da Índia disse...

Ora aí está uma coisa de que gosto muito e que nunca fiz. Parabéns pela foto que está verdadeiramente apetecível!

Natércia Ramalho disse...

Menina pode ser dois para mim que eu sou gulosa devem estar maravilhos um beijo. Natércia...

Migas disse...

Wow! Nem tenho palavras para descrever o quão apetecível está esta foto! :o) Já fiz uma vez, e acho que em casa, morninhos, sabem muito melhor! Que belo presente de boas-vindas! :o)

Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Até me aprece que estou a sentir o cheiro...estão magníficos e apetece-me ir a correr fazê-los.

bjs e sejas bem regressada, pois já andava a sentir a tua falta...nem quero imaginar 35 horas de viagem...que canseira!

Laurinha disse...

35 horas, aiai, é demais! Mas, faz parte, né não! Viajar é bom, voltar também o é!

E voltastes 'com a corda toda' com estes pasteizinhos de nata! Que delícia!

Beijinhos,

Laurinha disse...

Eu de novo...

Qual o rendimento - unidades/tamanho?

Beijinhos,

Anónimo disse...

Que maravilha, adoro natas... nunca fiz em casa... pode ser que seja desta.

semente de sésamo disse...

Laurinha, nós somos só dois em casa por isso fiz uma mini-dose. Deu para 6 pastéis. Aconselho fazer logo o dobro!

Gourmandisebrasil disse...

Que foto linda! E torturadora! rs
bjo,
Nina.

Anónimo disse...

O seu regresso é uma boa notícia. Espero que com vontade de nos continuar a surpreender e a maravilhar!

Luciana Macêdo disse...

Uma perdição este seus pastéis. Delícia!
Bjs!

Elvira disse...

Não podia haver nada melhor para um regresso! Deliciosos! :-)

Welcome home!

Beijinhos.

Anónimo disse...

E que bons que estavam.... de salivar!

Nani disse...

Uau 35 horas? Eu fico cansada de viajar 8 imagine isso tudo?
E que presentão de chegada hein?!
Que receita deliciosa!
Beijos!

Anónimo disse...

Foi um excelente miminho! Um gesto lindo, uns pasteis óptimos!

Maridinho

Maria Vitamina disse...

Que tentação! Adoro pasteis de nata e estes têm um ar tão fofinho e cremoso.
Bjs

Nanda disse...

Estes pasteis de natas não me escapam vou fazer o mais brevemente possivel ;~)
Beijinhos
Nanda