sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Croácia à mesa


As minhas desculpas. Mas, nestas férias o registo (sobretudo o fotográfico) da gastronomia local foi relegado para último plano. Mais por incúria da repórter de serviço que por falta de motivos de reportagem, naturalmente.
A cozinha croata é diversa e resulta da fusão de uma série de influências transfronteiriças, sobretudo vindas das vizinhas Itália, Hungria e Bósnia-Herzegovina.
Ao longo da belíssima costa do Adriático, bem como nas diversas ilhas, predominam os peixes (sobretudo a dourada) e os mariscos, fresquíssimos, preferencialmente servidos grelhados. A variação mais frequente é o sempre apetecível spaguetti al fruti di mari, reflexo da influência veneziana e referência obrigatória nas cartas de qualquer restaurante de Dalmácia (zona costeira do centro da Croácia). Desta região, destacam-se ainda o salame e o queijo de cabra (óptimo!!)

Em Zagreb, as atenções recaem sobre os goulashes, reminiscências do domínio húngaro no território.
De visita a Ljubljana, paragem obrigatória no mais famoso restaurante da capital eslovena: o Sokol, onde se podem provar variadíssimas especialidades típicas do país, sobretudo à base de rena, veado e cavalo: http://www.gostilna-sokol.com/

8 comentários:

SR disse...

A inveja é uma coisa muito feia... :)

Marizé disse...

Que férias maravilhosas. Parabens

Gourmandisebrasil disse...

Soube que o litoral da Croácia é no verão o must da Europa atualmente.
bjo, Nina.

semente de sésamo disse...

Nina, está muito bem informada. É o máaaaximo!

Heidi disse...

Boas vindas, e que salada apetitosa. abraços.

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha de férias.um bjs Natércia...

Anónimo disse...

O Sokol! Fiz lá umas refeições épicas, em 2001 e 2002. Mas o meu favorito era o Teran, creio que já não existe. O Teran estava mais virado para a vertente mediterrânica (Teran) da cozinha eslovena (ou seja, mais parecido com a cozinha costeira da Croácia), e no final não ficávamos aquele "peso", como acontece no Sokol!

Valentina disse...

Ah, danadinha, fostes para um lindo destino.