terça-feira, 19 de junho de 2007

Centros de salmão com polenta e seu crocante


Seu, do salmão, claro! Que a polenta não se presta muito a manobras de ordem estética, pelo menos esta, que, admito, não ter ficado com a consistência esperada.
Comecei por cortar o salmão dando-lhe uma forma circular. Temperei-o com sal e limão e deixei-o descansar por uns minutos.
O que sobrou do lombo do salmão foi ao congelador para que o conseguisse depois fatiar mais facilmente. Dispus as fatias sobre uma pedra de trabalho, cobri-as com papel aderente e com a ajuda de uma faca larga, espalmei ainda mais o salmão. Foi ao forno com azeite e flor de sal durante 1h20, a 120º.
Preparei então a polenta, cozendo-a primeiro, deixando-a arrefecer e dando-lhe depois uma encaladela em azeite. A fase do arrefecimento foi encurtada (as reclamações dos estômagos desassossegados eram a esta hora já audíveis) o que ditou a consistência final da polenta que ficou menos firme do que seria desejável. Entre uma fase e outra, já o salmão tinha entrado no forno, juntando-se às lâminas (que tinham já ganho outra cor e consistência) e tendo sido cozinhado no azeite e no suco entretanto por elas libertado.

4 comentários:

Agdah disse...

Eu adoro suas receitas.

Cláudia A. disse...

Juinha, isso ficou maravilhoso (de sabor e de aparência). Beijo.

O Cravo da Índia disse...

Não se devia ver uma coisa destas a tantas horas do jantar... está muito bonito!

Elvira disse...

Ficou espectacular! Condigno de um restaurante estrelado! :-)