quinta-feira, 28 de junho de 2007

Risotto de couve-flor com camarões crocantes



Sempre gostei muito de couve-flor. Quando vi que seria a rainha desta quinzena logo me ocorreram várias ideias de como a preparar, mas nenhuma passava pelo risotto. O tempo voou, entretanto. E as ideias não conseguiram passar disso mesmo.
Em compensação, a inspiração do momento (em que estava debruçada sobre o balcão dos mariscos do supermercado, num dia destes,) deu origem a um prato com entrada directa no top ten.

Este risotto superou largamente as expectativas e será, certamente, repetido muitas e muitas vezes. E os camarões? De estalo!
O risotto foi feito à semelhança de todos os outros que se fazem nesta cozinha: comecei por fazer um caldo de legumes (onde a couve-flor foi cozida por breves minutos).
À parte, alourei uma chalota e um dente de alho em manteiga, introduzi o arroz (arbório, claro) e deixei-o ganhar o gosto. Juntei um bocadinho de vinho branco, que rapidamente evaporou. Fui adicionando o caldo de legumes, a pouco e pouco, até o arroz ficar al dente. Nessa altura, juntei uma colher de sopa de manteiga, duas colheres bem cheias de parmesão, e, por fim, uma colherada generosa de marcarpone.
Quanto aos camarões, foram cozidos por um minuto, descascados depois de arrefecerem, envolvidos em massa kadaïf, pincelados com manteiga e levados ao forno a dourar. Ficaram muito bons e revelaram-se ser a melhor das companhias a dar a este risotto cremoso.

9 comentários:

Elvira disse...

Delicioso, bonito e requintado! :-)

Eli disse...

Estou com a querida Elvira, quanto requinte!!

Cláudia A. disse...

Maravilhoso Juinha. Você anda inspirada menina. Seu prato está de dar água na boca.

Joaninha disse...

Isto está de chorar por mais!

Beatriz Belliard disse...

miam ! este risoto deve estar divino !!!!

Agdah disse...

Nossa, que apresentação linda. Deve ter ficado muito legal mesmo.

semente de sésamo disse...

Podem acreditar que estava mesmo. Eu tive de quebrar a dieta por um dia!

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Marcia disse...

Por aqui adoramos risotos e este vai ser o próximo, assim que tivermos acesso aos camarões. Parece maravilhoso
Espero visita