quarta-feira, 16 de maio de 2007

Muffins de mirtilos


Desde que voltei do fim-de-semana em Nova Iorque que ando para me estrear nos muffins. E os primeiros tinham mesmo de ser com bluebuerries, os que mais me impressionaram ao primeiro contacto. Com o impulso da Eliana, que por sua vez tivera o da Akemi, que por sua vez teve o da Valentina (não estou certa de que a cadeia termine aqui), dei forma à fantasia que me atormentava o espírito e… fiquei absolutamente rendida.
Estive vários dias até ao fornecedor trazer nova remessa de mirtilos à loja onde os costumo comprar e, portanto, mal os consegui adquirir, o impulso foi incontrolável. E nem mesmo a falta de alguns dos ingredientes que constavam na receita original me demoveu. Não tinha iogurtes naturais, por exemplo, e tinha acabado o último pacote de leite há minutos. Sem problema, improvisou-se com um pacote de natas light e ½ actimel de morango que ajudou a ligar a massa. E sabem que mais? Por mais que me esforce de futuro dificilmente voltarei a fazer uns muffins com aquela textura.
Sorte de principiante.

75g manteiga sem sal
200g farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
75g de açúcar
uma pitada de sal
100g de iogurte e 100ml de leite desnatado (eu tive de recorrer a um pacote de natas e a meio actimel)
1 ovo grande
200g de blueberries (eu usei 125g)
raspas de limão

Juntei os ingredientes secos numa taça, derreti a manteiga e deixei arrefecer. Misturei os ingredientes líquidos, ao que acrescentei a manteiga. Adicionei os líquidos aos sólidos com a ajuda de um garfo, sem bater, tal como aconselhado na receita original. Juntei os mirtilos e levei ao forno por 15 minutos.

6 comentários:

O Cravo da Índia disse...

Muffins são fantásticos. E o toque do actimel...:)

semente de sésamo disse...

Parece brincadeira, mas acho que faz realmente diferença!

Elvira disse...

Também tenho uma grande pancada por muffins! Essa do Actimel... vou guardar a ideia. :-)

Cláudia A. disse...

Eu também adoro, só que nuca fiz. Preciso me aventurar.

Eli disse...

Esses muffins são demais né?! Eu adoro essa receita.:) Estão lindos!

Akemi disse...

Juinha, cozinhar também tem que ter jogo de cintura e gostei das substituições que você fez! Essa receita da Valentina é ótima mesmo!