terça-feira, 3 de abril de 2007

Crepes recheados com quinoa doce e aroma de caramelo

Não resisti ao desafio e assim que encontrei quinoa comecei a imaginar como a iria usar. Nasceram, assim, estes crepes gulosos.

Preparei a quinoa como se de arroz doce se tratasse.

Cozi-a alguns minutos em água (com uma pitada de sal e uma casca de limão) e, depois, em leite (com açúcar e um pau de canela).
Constatei, entretanto, que a quinoa exalava ainda um trago demasiado proeminente e para o amaciar introduzi no leite fervente uma infusão de caramelo e baunilha. O aroma transformou-se imediatamente e invadiu a minha cozinha.



Levei ao forno algumas folhas em massa brick em forma de crepe canudo. Para que fique moldado de feição devemos ter o cuidado de introduzir na barriga do crepe qualquer coisa que faça volume (eu usei uma bolinha feita de guardanapo de papel) para que a parte de cima não achate.



Quando a massa ficou douradinha retirei-a do forno e recheei-a com o doce de quinoa. Servi o crepe com uma boa bola de gelado de nata.

6 comentários:

Valentina disse...

Juinha, a tua receita esta um show. Ja coloquei no trembom e vou com certeza fazer.super obrigada da minha parte.ameio o passo a passo, tudo muito explicado.

Juinha disse...

Valentina, para ser absolutamente sincera, e acho que valeu mais pelo exercicio de imaginacao que pela concretizacao. A Quinoa tem um trago muito forte e presta-se mais a pratos salgados, na minha opiniao. A receita com arroz doce ficara bastante melhor. Peco desculpa por escrever sem acentos m acabei de chegar aos EUA e parece que aqui eles nao precisam disso :)Joana

Eliana Scaramal disse...

Juinha que apresentação mais linda! Olha pra mim a quinoa em pratos doces é uma total novidade.

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Mónica disse...

oba... que bela foto! Agora até fiquei a babar.... ihihihi

Vim agradecer a visita à minha cozinha e responder à sua questão sobre a torta de laranja. A ideia do liquidificador ainda não foi testada, mas acho que torna a receita mais rápida e fácil!

Boas cominhas,

;-)

O Cravo da Índia disse...

Tem um aspecto óptimo!
Não tinha pensado na quinoa como doce.